quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃO



POR FELIPE BORGES

Diversidade Cultural

Quando falamos em diversidade cultural podemos englobar vários aspectos como a sexualidade, etnias, comportamentos, grupos sociais, religiões e várias outros.

Como o próprio nome sugere, a diversidade está relacionada com vários e diversos núcleos sociais ao redor do mundo e sobre as diferenças culturais existentes.

É nela que se formam as identidades coletivas e movimentos sociais que buscam lutar por direitos iguais e melhorias de vida social. Umas destas identidades podem ser analisadas nas festas regionais das cidades como Piumhi, Formiga e Arcos.

Segundo os organizadores de festas tradicionais destas cidades, os eventos são uma ótima oportunidade para a integração de pessoas de diferentes culturas e posturas se relacionaram com algo em comum.

A Festa do Trabalhador, a Expô Arcos, a Skol Beats (Arcos), o Baile do Cowboy, a Festa do Hawaí, e a Expo Piunhí (Piunhí), o Carro de Boi, o Congado e a Expo Formiga (Formiga), são exemplos de festas tradicionais que agitam a região.

O crescimento do mercado de eventos fez com que mineiros investissem cada vez mais em organização, segurança, mídia e inovações com o intuito de produzir comemorações que proporcionem ao publico a possibilidade de conhecer e aprender sobre novas formas de se comunicar e viver tornando uma simples diversão em oportunidades de crescimento profissional, pessoal e principalmente cultural.


******************************************************



AS INFLUÊNCIAS CULTURAIS TV BRASILEIRA

Renata Kascher - 8º Período de Jornalismo



O Brasil de inúmeras etnias é enriquecido por diversas culturas, cada região brasileira carrega suas particularidades. Podemos encontrar muitas coisas boas e proveitosas culturalmente na televisão assim como também são encontradas coisas ruins consideradas fúteis e grotescas. Muitos programas são apelativos e desnecessários, mas nem por isso podemos acreditar que a TV padroniza a cultura. Cada estado apresenta suas músicas, culinária, estilos, programas infantis educativos, telejornais locais atividades culturais próprias de suas raízes.

As emissoras de televisão regional no Brasil apresentam programações diversificadas. Cada região sofre influência da cultura local, do Amazonas ao Rio Grande do Sul podemos encontrar programações próprias que atraem o público específico de cada município.

Cada estado possui tradição e costumes, o sotaque pode ser percebido claramente e tem grande importância. As pessoas se orgulham das características que comprovam a regionalidade. No Rio Grande do Sul para uma programação fazer sucesso os protagonistas tem que ter o sotaquezinho gaúcho.

As preferências e gostos variam de acordo com os hábitos de cada localidade alguns exemplos podem ser citados: no Centro-Oeste Mineiro onde se encontra forte presença do agronegócio os programas rurais têm grande espaço. No Rio Grande do Sul os programas com dicas gastronômicas e revelações da música gaúcha são bastante prestigiados, no Ceará programas voltados a indústria musical do município tem prioridade. Na Bahia os telejornais sensacionalistas estão sempre em alta. Em Minas gerais os programas esportivos com caráter de mesa-redonda futebolística dão grande ibope.

A Rede Globo exibida nacionalmente muitas vezes perde na audiência para as programações de redes locais, que cada vez mais estão se impondo e ganhando espaço. Os noticiários de redes locais trazem temas próximos ao telespectador. Na cidade de São Paulo as sedes da Record, SBT e Rede TV investem fundo na cobertura local, a Globo tem suas piores audiências no estado.

No chamado horário Nobre a maioria da audiência é voltada às produções das grandes redes nacionais devido a uma maior quantidade de pessoas diante da TV. É no horário nobre que a maioria das pessoas estão em suas casas e podem com tranqüilidade descansar assistindo as notícias do país e do mundo.

Os programas televisivos regionais estão contando cada vez mais com uma arma poderosa, a internet. Eles estão ganhando visibilidade ao postar seu conteúdo nos sites de interação como o YouTube.

Além das influências culturais das regiões brasileiras a televisão é um veículo que mostra muitas influências estrangeiras. Muitos programas são cópias de programas existentes em outros países. Como, por exemplo, o reality show Big Brother Brasil ou mesmo o programa do Jô. O que podemos também perceber é a grande predominância das culturas estrangeiras nas novelas de emissoras nacionais. Alguns exemplos são as novelas Caminho das Índias, Negócio da China, Terra Nostra, O clone etc.

Este país híbrido de muitas belezas e riquezas culturais, apresenta uma nação diversificada. Os meios de comunicação são veículos onde podemos perceber os diferentes costumes e tradições de um só povo, de várias origens de muitas identidades mas que se unem em um só Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário