*************************************************
POR PRISCILA BORGES ----- Washington Novaes vem trazer uma perspectiva muito conhecida pela maioria da população, mas amplamente ignorada: o aquecimento global. Embora estejamos vivendo diante dessa consequência de inúmeros problemas ambientais, é certo que não encaramos de frente nossa responsabilidade diante do aumento da temperatura global. Para tentar conscientizar a população sobre o impacto de ações cotidianas no combate ao aquecimento, proponho que seja feita uma matéria interpretativa sobre a coleta de recicláveis em Arcos. Para tanto, um especialista deveria ser consultado para demonstrar que uma quantidade menor de lixo nos aterros tem relação direta com o combate a este problema. Basta enxergar, por exemplo, que a reciclagem de papel diminui a quantidade de árvores cortadas. Com mais árvores no planeta, o aquecimento começa a ser combatido.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
POR LÍGIA VILELA -
Agora, precisamos nos aquecer para o trabalho
Saúde, segundo o Dicionário Aurélio, é o “estado do que é são, está normal. / Estado habitual de equilíbrio do organismo. / Força, vigor, robustez”. Quando o jornalista Washington Novaes diz que o Planeta entra hoje numa espécie de febre, ele alerta para a saúde ameaçada do mesmo. Seja pela produção, consumo desenfreados e mal usos dos recursos naturais... não importa. É preciso por um freio no aquecimento global. A receita do antitérmico parece simples: umas gotinhas de conscientização e uma injeção de ação em cada cidadão, em todos os cantos do mundo.
Em Arcos é possível notar as variações desordenadas do clima. Tempo muito seco; às vezes parece um deserto, em que faz muito calor durante o dia e à noite faz frio. Não podemos dizer que o aquecimento do Planeta não nos atinge aqui. E o que podemos fazer?
Minha sugestão de pauta: como o aquecimento global influencia no desenvolvimento da agricultura e pecuária na região. Será que já é possível perceber os impactos nessas atividades?
--------------------------
POR Cheyane Costa
Em "A sobrevivência humana ameaçada", Washington Novaes nos alerta para a atual situação de risco que o palneta encontra-se. Ele nos adverte o quanto é preciso rever conceitos e mudar atitudes para que ainda exista alguma solução viável para o problema do meio ambiente.
O mundo vai aos poucos sentindo os efeitos negativos que a própria ação humana provocou.
O Brasil já começou a sentir os impactos. Ainda pode ser feito muita coisa, adotando novas tecnologias, aprimorando valores, fazendo um trabalho de conscientização. O que não se pode, é ficar parado.
O adiamento de uma postura correta diante da "crise" que vive o ecossistema, pode custar muito caro para todos.
POR PAULA MELO >>>>>>>>>O texto de Washington Novaes fala sobre questões ambientais colocando-as como uma possível tragédia, já que ele afirma que futuramente os recursos naturais poderão se esgotar, prejudicando as próximas gerações. Por mais que para alguns o autor possa ter exagerado na dramaticidade das palavras, acredito que só assim as pessoas compreenderão a gravidade do problema e adotem uma postura diferente na tentativa de tentar reverter a situação. Sugestão de pauta: Captação da água da chuva para uso doméstico em um bairro de Formiga.
POR FLÁVIA RAMOS
Washinton Luiz Rodrigues Novaes, durante uma palestra com o tema “Os limites da sustentabilidade no mundo atual”, ministrada, em 16 de abril de 2009, no Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio, Sesc e Senac de São Paulo, aponta a sustentabilidade e as novas tecnologias sustentáveis para minimizar os danos já causados no planeta. Infelizmente, a situação já é assustadora. De acordo com Washinton Novaes, a temperatura na Terra tem de ser controlada. Os desastres naturais são consequências da desregulagem dos termômetros. O pesquisador também aponta as fontes de energia renováveis e limpas, como a energia solar, a eólica, a das marés e os biocombustíveis como possibilidades de sustentabilidade no planeta.
Levando em conta as explanações de Washinton Novaes, poderia ser desenvolvida uma matéria sobre uma das fontes de energia renováveis já citadas: a energia solar. Em Formiga, o vereador Eugênio Vilela propôs um projeto que regulamentaria as novas construções residenciais na cidade. Todas as novas casas que possuam mais de um banheiro ou piscina aquecida teriam de ter, obrigatoriamente, um sistema de captação de energia solar. O projeto está em tramitação na Câmara de Formiga. Poderia ser elaborada uma matéria para mostrar os pontos positivos e os negativos da instalação do sistema, além de mostrar o custo do aquecedor solar, o custo da aquisição do equipamento, entre outros.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
por Renata Kascher
o texto a sobrevivência humana ameaçada escrito por Washington Luiz Rodrigues Novaes bacharel em direito pela Universidade de São Paulo e jornalista há 52 anos, trata da questão da sustentabilidade e questões climáticas. Muitos dados são alarmantes como:"a cada ano cresce o número de vítimas dos desastres naturais. O último balanço referente a 2008 mostra que 200 milhões de pessoas no mundo foram atingidas por eles. O prejuízo causado por esses acidentes, calculado por um conglomerado de empresas da área de seguros, principalmente a Munich Health, chegou a US$ 200 bilhões em 2008. E o Brasil já é o décimo primeiro país em número de vítimas. Tivemos furacão em Santa Catarina, tornados, inundações e outros eventos extremos. As emissões totais no mundo hoje estão acima de 25 bilhões de toneladas anuais em equivalente de carbono". A conscientização deve ser constante para cada vez mais as pessoas se preocuparem com a situação.Ele mostra também como a questão política é complicada, um jogo de interesses com o caso do ministro do meio ambiente que lutou a vida inteira contra a energia nuclear e se elegeu deputado com base nisso, teve como primeiro ato como titular da pasta o licenciamento de uma usina nuclear. Mas não podemos negar que muitos recursos tecnológicos já estão sendo desenvolvidos. Saem nas universidades muitos projetos para proteção ambiental. Pauta: FAZER UMA PESQUISA JUNTO A FACULDADE DE MEIO AMBIENTE DE IGUATAMA, SOBRE SEUS PROJETOS PARA PROTEÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO.
PoR --- Fúlvio Stéfany
Nota-se na entrevista com Washington Novaes, disponível no Portal do Meio Ambiente, a importância da preservação do meio ambiente e a realidade do "verde" no Brasil e no mundo. O texto "A sobrevivência humana ameaçada" cita diversas pesquisas que foram feitas durante os últimos anos que nos revelam reais estatísticas de que o homem precisa "acordar" para salvar o meio ambiente. A busca de novas tecnologias que possam colaborar para a diminuição do aquecimento global, é o ponto alvo para que se possa em um futuro breve, ajudar de maneira efetiva na preservação da fauna. Sugestão de pauta: O uso dos aquecedores solares em Piumhi. Preço/Economia/Vendas.]
por MARIELLY MARTINS
Em "A sobrevivência humana ameaçada", Washington Novaes fala coisas muito importantes para o nosso futuro. É triste saber que poucas pessoas têm acesso a textos como esses, sendo que todas as pessoas do mundo deveriam estar por dentro desse assunto.É assustador pensar que a temperatura do planeta vai subir gradativamente, como um corpo com febre. Achei esse exemplo muito bom, já que exlica pras pessoas leigas, como funciona esse processo de aquecimento. Como elediz, algumas pessoas negam essa possibilidade, mas é notável que o clima está cada vez mais estranho. Podemos até pensar que estamos longe dessa realidade, mas o Brasil é vítima de catástrofes causados pela mudança climática. As mortes em Santa Catarina no final do ano passado é um exemplo.As novas tecnologias são soluções para o problema, mas são métodos caros, que não são acessíveias a algumas pessoas. Todos os países deveriam tomar atitudes mais fortes, que dessem resultados. Mas as pessoas não se preocupam assim.Tudo isso me assusta, mas o que chama mais minha atenção é a questão da água. Não enfrento esse problema, mas sei que pessoas no meu país passam sede e morrem por doenças trazidas pelas águas poluídas. Minha cidade foi vítima de alagamento no final do ano passado. O Rio Formiga transbordou e muitas pessoas perdeam o que tinham. O assoreamento do rio foi um dos motivos. Por isso acho importante fazer uma matéria sobre a retirada ilegal de areia dos rios da minha cidade, já que isso modifica o percursso das águas, causa assoreamento, erosão e traz muitos prejuízos para a sociedade.