domingo, 30 de agosto de 2009

Plano de Ensino (2º semestre de 2009)
Curso: 130 - Comunicação Social
Disciplina: 26973 - EDIÇÃO JORNALÍSTICA
Período: 8 Créditos: 3 Turno: noite
Carga Horária: TEÓRICA ( 32 horas ) PRÁTICA ( 32 horas )

Ementa
O processo de edição em jornalismo impresso: produção, apuração, redação e edição. Técnicas de edição: título, legenda, copy-desk e chamadas. O papel do editor na empresa jornalística. Relações entre o editor e pauteiro, repórter-fotográfico,diagramador e repórter. Edição de boletins, house-organs, periódicos especializados impressos e on-line.

Objetivos
- Identificar as técnicas de edição jornalística

- Estabelecer relação entre a edição, redação, produção e apuração

- Categorizar as várias formas de edição em jornalismo impresso

- Descrever e discernir as técnicas de edição: título, legenda, chamadas e Primeira página

Métodos Didáticos
- Aulas expositivas

- Aulas no laboratório de informática

- Aulas de campo

- Recursos utilizados: Retroprojetor, Vídeo e TV


Unidades de Ensino
I - O processo de edição em jornalismo impresso

1.1- Produção

1.2 - Redação

1.3 - Edição

II - Técnicas de edição

2.1 - Título

2.2 - Legenda

2.3 - Chamadas

2.4 - Primeira página

III - As funções do editor

IV - O trabalho em equipe: Editor, pauteiro, repórter-fotográfico, diagramador e repórter.

V- Edição

5.1 - House-organs

5.2 - Periódicos especializados impressos

5.3 - Periódicos especializados on-line


Processo de Avaliação

Seminário - 10 pontos

Trabalho - Redação de textos - 30 pontos

Trabalho - Reportagens - 10 pontos

Trabalho - Edição - 10 pontos

Avaliação de desempenho - 10 pontos (Conforme estabelece a Resolução do Colegiado do Curso de Comunicação Social)

Avaliação Global - 30 pontos

Descrição da Bibliografia Básica
ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo : redação, captação e edição no jornal diário. 5. ed. rev. e aum. São Paulo: Ática, 1991. 256p. ISBN 8508037996

Consta no acervo da PUC Minas
GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e jornalismo : uma cartografia dos valores. São Paulo: Escrituras, 2002. 95p. ISBN 8575310364

Consta no acervo da PUC Minas

LOPES, Dirceu Fernandes; COELHO SOBRINHO, José; PROENÇA, José Luiz. Edição em jornalismo impresso. São Paulo: EDICON, 1998. 208p. ISBN 8529000889

Consta no acervo da PUC Minas

MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, c1985. 166p.

Consta no acervo da PUC Minas

NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2004. 174p. ISBN 8572442111

Consta no acervo da PUC Minas



SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem : notas sobre a narrativa jornalística. 5. ed. São Paulo: Summus, 1986. 141p ISBN 8532302483

Consta no acervo da PUC Minas
Descrição da Bibliografia Complementar

AMARAL, Luiz. Jornalismo : matéria de primeira página. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 234p.

Consta no acervo da PUC Minas

BAHIA, Juarez. Jornal, historia e tecnica. 3a.ed.rev.ampl. São Paulo: Martins, 1972. 216p.

Consta no acervo da PUC Minas

Folha de S. Paulo (Jornal). Novo manual da redação.. 9. ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2000. 331p.

Consta no acervo da PUC Minas

HOHLFELDT, Antônio; BARBOSA, Marialva. Jornalismo no século XXI : a cidadania. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002. 317p. ISBN 8528005585

Consta no acervo da PUC Minas

LAGE, Nilson. Estrutura da noticia. 3. ed. São Paulo: Atica, 1993. 64p. ISBN 8508017170 : (broch.)

Consta no acervo da PUC Minas

LOPES, Marilene. Quem tem medo de ser notícia? : da informação à notícia: a mídia formando ou "deformando" uma imagem. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2000. 91p. ISBN 8534611904

Consta no acervo da PUC Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário